quarta-feira, 27 de agosto de 2014

20 anos de The King of Fighters

Olá pessoal !

 Estou trazendo para vocês uma  matéria falando um pouco sobre minha estória com The King of Fighters, e me alegrar junto com todos por saber que a série já completa 20 anos nas nossas vidas.
 Apesar de não ter nenhum lançamento recente nós vivemos de nostalgia, lembrando das KOF 97, 98, 99, 2002, XI. Você deve estar se perguntando e as KOF 94, 95, 96, 2000, 2001, neo wave, XII e XIII? Da 94 a 96 acredito que foram ótimos jogos, porém não são da época em que eu era bom nos fliperamas, e as 2000, 2001, neo wave, XII e XIII são as maiores merdas da série, com sistemas de batalha porcos, animações mal feitas, palhetas de cores fracas, personagens que antes eram poderosos se tornando fracos e esquisitos ( ex.: Iori KOF XII e XIII não tem seus poderes da lua, e luta literalmente na unha) são jogos que devem ficar esquecidos e nem mesmo mencionados entre os amantes de KOF.
KOF 94
 The King of Fighters começou como um cross over entre as franquias de luta da  SNK, era a junção dos personagens de Art of Fight, Fatal fury e Metal Slug, no inicio a ideia era apenas fazer um cross over mesmo  com o subtítulo de milenium match, e não colocar nenhuma estória profunda no game, mas com o sucesso do primeiro capítulo da saga a SNK resolveu criar arcos de estória. 
KOF 95
O primeiro arco foi a saga Orochi que vai de KOF 95 a 97, já a KOF 98 é outro milenium match, a partir da KOF 99 começa a saga nest em que aparecem meus personagens favoritos K', Kula e Máxima, essa saga inclui os strikers que me lembra muito os personagens auxiliares de Marverl vs Capcom, esta saga termina na KOF 2001, já a KOF 2002 é outro milenium match, então vemos por fim a ultima saga e mais atual de Ash Crismson, (uma bichona com os golpes do Guile) Que está  atrás do poder do Orochi, e rouba os poderes do Iori.
KOF 96
 Eu sempre gostei de KOF pelo seu sistema de luta que permitia lutas de 3 contra 3, na primeira KOF os grupos eram fechados, não tinha como escolher só os personagens que você gostava, você era obrigado a pegar um trio inteiro, já na KOF 95 já era possível misturar personagens de trios diferentes, mas geralmente não consiguiamos ver um final se os personagens não tivessem afinidade entre si, sim o interessante de KOF é que os personagens tem sentimentos uns pelos outros e geralmente são demonstrados na abertura dos embates, o que tornava muito mais divertido o game em relação a seus concorrentes, já na KOF 96 o que foi melhorado principalmente em relação a 95 é o sistema de especiais e esquiva, resumindo em quase todos os anos ouve uma melhora na série, isso acabou a partir do ano de 2000, que a série teve um dos seus piores episódios, com um game que não foi feito pela SNK original que estava em crise e se desfazendo, pensava que tudo ia acabar, mas em 2002 surgiu uma esperança, KOF 2002 resgatou as raízes e trouxe tudo o que sempre gostamos de volta, KOF 2003 também não decepcionou, nesse episódio a principal novidade foi a possibilidade de trocar de personagens durante as lutas, já a XI foi a última KOF que veio com uma quantidade descente de lutadores, não trazendo muita inovação além de gráficos melhores. Quando veio então o epsódio XII ai que a vaca foi para o brejo! A lista de personagens foi cortada pela metade, e os tão elogiados e sonhados gráficos desenhados à mão descaracterizaram os personagem, com desenhos totalmente desproporcionais. 
KOF 97
 Um aspecto bem interessante da série, é que os jogos até a KOF 2002 foram todos feitos para a mesma placa de fliperama, ou seja a melhoria gráfica que vimos foi todo um trabalho dos artistas que tiraram leite de pedra de uma placa bem velhinha.
KOF 98

 Nem vou falar das KOF 3d, são todas um lixo! Então para finalizar gostaria de dizer que as boas KOF ainda vivem aqui no meu coração, e que espero ver uma nova KOF com tudo de bom que a série teve até hoje. Eu recomendo todas as KOF até a 99, agora se não quer se decepcionar passe longe dos epsódios XII e XIII.
KOF 99

KOF 2000

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